quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pé de Pano – Projectos Culturais procura mulheres a partir dos 18 anos


A Pé de Pano – Projectos Culturais procura mulheres a partir dos 18 anos para integrarem o elenco do seu próximo espectáculo OFÉLIA, que deverá estrear no último trimestre de 2015.


A primeira sessão será no dia 9 de Maio, pelas 15h00, no Centro Artístico Albicastrense. As inscrições e pedidos esclarecimentos poderão ser realizados através do email: Info.pedepano@gmail.com.

OFÉLIA é um projeto de criação artística comunitária que usa como base de reflexão e como estímulo criador o conceito de VIOLÊNCIA. Com este novo projeto de criação, visamos a construção de um espetáculo de Dança-Teatro interpretado apenas por mulheres, uma performer profissional e um grupo de mulheres da comunidade de Castelo Branco.

OFÉLIA dará continuidade à criação anterior, Medo de Ser Matéria, de Peter Michael Dietz e Maria Belo Costa, desenvolvendo um trabalho de pesquisa à volta da temática do Medo em relação com a construção do Ser. A VIOLÊNCIA é um tema que se alia facilmente ao Medo. O Medo está absolutamente disseminado na nossa sociedade e a Violência, muitas vezes surda, dissimulada, invade-nos de forma brutal e massificada, toma múltiplas formas e infiltra-se em meios muito diferenciados, tanto nas relações sociais quanto nas relações familiares e profissionais.

Pretendemos trabalhar apenas com Mulheres porque, em pleno século XXI, são as mulheres, oriundas de diferentes classes sociais, etnias, idades e nacionalidades, o grupo social mais afectado por situações de violência. Aqui falamos não apenas de violência física, mas também de violência psicológica.

Porque este problema não é exclusivo das mulheres e também atinge os homens, partimos das perspectivas de um grupo específico de mulheres admitindo que estas são importantes testemunhas das vidas dos seus pais, filhos, maridos e companheiros e, neste sentido, transportam em si visões sobre a violência que, mais do que  pessoais, dizem respeito a toda a sociedade. Neste ponto, evocamos a tragédia grega As Troianas de Eurípedes, que tomamos como inspiração, cujo enredo, a queda de Tróia, é contado, principalmente, pelas palavras das mulheres Andrómaca, Helena, Hécuba e Cassandra.

1 comentário: